Acéssure – NBR 12721

FAÇA OS QUADROS DE ÁREAS COM UM ESPECIALISTA

A NBR 12.721 regulamenta a elaboração do cálculo de áreas dos condomínios, e se torna indispensável para o registro da Incorporação Imobiliária e/ou da Especificação de Condomínio.
Sem a correta elaboração dos quadros, não é possível vender as unidades. Seja esperto e não se preocupe com isso, nos da Acéssure cuidamos disso pra você com perfeição e de forma rápida. Não perca tempo com diversas devoluções.

SOMOS OS MAIS BEM AVALIADOS DO MERCADO.

    Receba nosso orçamento preenchendo o formulário







    Pergunta que sempre nos fazem:

    Posso preencher a NBR 12.721 sozinho?

    Resposta é não, ou melhor, não é recomendável.

    Inicialmente, vale deixar claro que os quadros precisam ser feitos e assinados por um profissional (arquiteto ou engenheiro) conhecedor das 91 páginas da NBR 12.721. Caso você não seja essa pessoa não se arrisque, pois é comum vermos discussões judiciais se amplificarem após constatado divergências ou erros nestes quadros, situação que não desejamos a ninguém, pois além de gastos com advogados, existem condenações altíssimas.
    “Não se economiza com luz gastando dinheiro com vela”
    Além disso, é importante frisar que a NBR 12.721 possui parâmetros completamente diferentes dos utilizados nas Prefeituras, e infelizmente é comum, aquele que não conhece das normas, querer utilizar os mesmos critérios.
    Por isso, é importante contar com uma equipe capacitada para fazer o preenchimento e evitar erros na documentação. Conte com os profissionais da Acéssure para preencher a NBR 12721 para você!

    Qual a importância da NBR 12721 para o seu condomínio?

    A NBR 12721 foi criada para estabelecer critérios de descrição de unidades imobiliárias, como áreas comuns e área privativa, bem como definir os valores de cada construção e outras disposições correlatas, conforme Lei Federal 4.591/64.

    Ela atende as exigências da Lei Federal 4.591/64, denominada Lei dos Condomínios e das Incorporações, que define as responsabilidades das incorporações e as condições técnicas e econômicas.

    Quando um imóvel é registrado como uma Incorporação Imobiliária ou Instituição e Especificação de Condomínio, ele é obrigado a apresentar todos os quadros da NBR.

    É importante saber ainda que essa norma exige parâmetros para que o proprietário defina o custo do empreendimento, e qualquer falha no seu preenchimento pode ser irreversível para
    o vendedor.

    Quem somos

    A Acéssure conta com uma equipe profissional, extremamente capacitada para ajudar você com este e outros assuntos relacionados à documentação para condomínio. Fazemos isso todo dia, e conhecemos as diversas interpretações dos Cartórios do nosso Estado.
    Somos especialistas em Condomínios. Aqui, seu procedimento é realizado com rapidez e seriedade do início ao fim.

    Deixe a parte burocrática conosco e receba a documentação do seu empreendimento em ordem!

    Quando precisamos dos quadros da NBR 12.721?

    Os quadros da NBR 12721, são indispensáveis para:

    Quem já fez NBR 12721 com a Acessuré

    Separamos aqui algumas das mensagens
    que recebemos dos clientes NBR da Acéssure

    Quais são os quadros da NBR 12721?

    Quadro de informações prelimares: identifica os empreendedores, os responsáveis técnicos
    e as peculiaridades do condomínio. É um panorama geral do empreendimento.

    Quadro I: contém informações matemáticas gerais sobre o empreendimento apresentando os cálculos das áreas privativas de uso comum, dividindo-as por pavimento.
    Quadro II: apresenta o cálculo das áreas das unidades autônomas, cálculo do coeficiente de proporcionalidade, dentre outros, vinculados às informações do quadro I.
    Quadro III: avalia o custo global do empreendimento.
    Quadro IVA: individualiza os custos por unidades, e destaca as unidades subrrogadas.
    Quadro IVb (utilizado apenas para apartamentos): deve apresentar um resumo das áreas e da proporcionalidade, geralmente utilizado pelos Cartórios para a reprodução nas matrículas
    das unidades dos apartamentos.
    Quadro IVb1: (utilizado apenas para casas): deve apresentar um resumo das áreas e da proporcionalidade, geralmente utilizado pelos Cartórios para a reprodução nas matrículas das unidades das casas.
    Quadro V: é o quadro que descreve em resumo o empreendimento, como destinação, quantidade de pavimentos, número de unidades em cada um e número de vagas de garagem por unidade.
    Quadro VI: deve ter a descrição dos equipamentos e instalações que serão utilizadas pelo condomínio.
    Quadro VII: deve ter composição das unidades e as características que serão entregues.
    Quadro VIII: deve ter composição das áreas de uso comum e as características que serão entregues.
    Sem o preenchimento correto dos quadros da NBR 12721, não é possível estimar os custos de construção que devem ser arquivados no Registro de Imóveis pelo empreendedor.

    Perguntas frequentes

    Separamos aqui para vocês, as perguntas mais
    frequentes dos nossos clientes.

    Os quadros reproduzem matematicamente o condomínio, sendo essencial para distinguir as áreas de uso comum e áreas de uso privativo.
    Os quadros se consideram válidos se baseados no CUB (Custo Unitário Básico), do próprio mês ou dos dois meses anteriores. Perde a validade também se o condomínio sofrer alguma alteração, como, por exemplo, demolição ou ampliação.
    Muito comum a metragem quadrada total dos quadros não coincidirem com as áreas encontradas no documento oficial da Prefeitura (planta, Habite-se, CCO e Alvará), pois os critérios de aferição são distintos, um exemplo, é que os quadros da NBR computam área descoberta como área construída.
    Ela se aplica para prédios, conjunto de duas casas ou mais, condomínio de lotes, conjunto de galpões de uso industrial ou comercial (objeto de incorporação imobiliária), shopping center, e tudo que queira distinguir as áreas privativas das áreas comuns, tornando-as divisíveis.

    Envie-nos uma mensagem
    e peça seu orçamento agora mesmo!

    Acéssure Serviços Admnistrativos Ltda – CNPJ: 36517727000198
    Copyright © – Acéssure. Todos os direitos reservados. Design Wave360º